Pro Dia Nascer Feliz

No texto anterior eu falei sobre identidade cultural e suas expressões mais populares, a dança em especial. Agora vou falar da comida mexicana que se para os que nasceram e cresceram neste país é a melhor do mundo, para os outros estaria entre as melhores se pudesse ser facilmente industrializada e exportada. Acontece que a genuína comida mexicana é toda feita com produtos naturais daqui ou processados aqui, de maneira muito original e de acordo com a tradição. E bota tradição nisso... Portanto, se, para quem sabe cozinhar, não há muita dificuldade em fazer, por exemplo, um “coc au vin” no Brasil, é quase impossível fazer um “pollo en mole” numa cozinha tupiniquim, mesmo que você tenha um cheff mexicano pilotando o fogão.
Pra começar, o mole, que é uma “salsa” ou molho de consistência firme como a do molho pardo, pode ter até sete cores diferentes, de acordo com o “chile” ou a pimenta correspontente, ou ainda por conta de ervas e outros ingredientes como o chocolate, que para mim faz o melhor dos moles, o vermelho. E são tantas as especiarias contidas nas receitas, algumas tão específicas e típicas que sequer aceitam tradução. Como é quase tudo fresco, ou você as encontra na feira, ou no mercado da esquina, ou então... esqueça, segure a água na boca até aparecer a oportunidade para visitar este país.
Se eu pudesse, levava comigo na volta para o Brasil uma torta mexicana. Pois não há sanduiche mais apropriado para uma viagem de tantas horas de avião, que alimente e dê tanto prazer. O pão para o acepipe tem origem andaluz, era de segunda, feito de trigo e dado aos trabalhadores. No méxico, as “teleras” , como são chamadas aqui , são feitas de farinha branca. Elas têm o tamanho da circunferência de uma mão e altura de quatro a cinco centímetros, são abertas horizontalmente para que, retirado o miolo, recebam camadas e camadas de recheios, os mais variados. A minha preferida é a tradicional, na qual se passa, num dos lados do pão, uma pasta de feijão amassado e frito coberta de tiras de dois tipos de pequenas pimentas em molho de escabeche. Depois vem uma camada de creme ácido como o nosso creme de leite, só que mais consistente e muitíssimo mais saboroso. Sobre isso vão várias camadas de presunto, frango, carne de porco e toucinho frito, uma camada de fatias de tomate e uma fatia grossa de qualquer queijo, ao gosto do freguês. O outro lado do pão é coberto com uma camada espessa de abacate amassado, temperado com sal a gosto. Junta’se então as duas partes do pão e come’se a torta com a mão, e uma profusão de guardanapos.
No dia seguinte, já de manhã, sentiria saudade das galletas, guloseima obrigatória no desjejum mexicano. Um misto de bolo e biscoito, são mais durinhas que o financier francês e mais crocantes que a cavaquinha portuguesa, são redondas, com aproximadamente 6 cm de diâmetro e meio centímetro de espessura. Como os biscoitos são assadas no forno e feitas de massa de farinha de trigo fermentada no levedo e muita manteiga também. Podem trazer salpicadas na massa pedacinhos de nozes, passas ou chocolate.
Experimente mergulhar uma galleta até a metade numa xícara de café bem quente, depois leve’a á boca e sinta a massa amanteigada se desmanchando na língua... Hummmmm! É a minha receita predileta para o dia nascer feliz.

7 comentários:

Breno Leite disse...

Comida local é cultura e capital erótico de um país. Que sabores bem traduzidos! bjs

Bruno e Monica vão se casar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno e Monica vão se casar disse...

Leleu ! Vc tá com um blog !!
Vou frequentá-lo a partir de agora e espalhar para todos.
Mil bjs Monica (ex do Dani)

Unknown disse...

Querida Leila, Leila Querida,
Feliz somos, neste dia 3 de otubro, porque alguem muito especial nasceu nesta data algunos anos atras e nos deixo muito feliz, foi um dia feliz, voce nao acha ? Agradecemos dona Ruth por isso ;-)
Espero ter o prazer de lhe ouvir em breve.
Saudade...
Seu Joao Paulo

Bruno e Monica vão se casar disse...

Leila !!! Parabénssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Unknown disse...

Vc é mesmo ridícula .Com seus quase 60 anos e escrevendo para quem??? A quem interessa seus pessos???? Tome vergonha na cara.....Recolha a sua insignificancia....

Unknown disse...

Cuidado com as copias de internet.......elas são fatais para os textos escritos. Me lembro quando minha mãe assistia a senhora pela televisão. E agora , em qual programa a Sra está???Fora do ar há quanto tempo mesmo?????
Me avise quando estiver no ar....