Feliz Páscoa!


Amanhã tem um programa imperdível para quem está na cidade neste feriado de Páscoa. Um espetáculo ao ar livre que percorre as ruas de um dos bairros mais cariocas da cidade. Bairro ou favela, ou bairro-favela, ou seja qual for o seu status oficial, o importante é constatar que quem mora lá tem a cara do Rio. Apesar de conhecer muita gente do lugar, eu só lhes percebi a carioquice assentuada quando fui assistir, há exatamente um ano, na Sexta-Feira da Paixão, a Via Sacra da Rocinha.
A Encenação acontece num cenário natural de ruas, becos, escadarias e lajes que vão do Caminho do Boiadeiro(núcleo comercial) até a Igreja de N.S. da Boa Viagem(parte central) . No percurso de quase três quilômetros, moradores, visitantes e transeuntes acompanham a vida de Cristo, do nascimento até a ressurreição. O clima do evento é de total cordialidade, muita alegria e orgulho de estar participando de uma festa criada e mantida por eles. O tempo todo moradores e atores interagem, identificam vizinhos e colegas, reconhecem personagens e se reconhecem nos personagens repletos de humanidade da história.
E o cortejo segue num movimento físico e emotivamente crescente. Pois na medida em que sobe o Caminho do Boiadeiro e vai acompanhando a vida do "Homem de Nazaré", vai também se emocionando e progressivamente se transformando num bloco, quase sólido, ligado no desejo comum e legítimo de mais conforto e oportunidades para todos.
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário: